A aerodinâmica é a ciências que estuda o ar em movimento e estuda também as forças que actuam nas superficies sólidas, que permitem ao avião voar.
As quatro forças do voo são:
A sustentação, o peso ou gravidade, a resistência ao avanço e a tracção.
SUSTENTAÇÃO: força que sustenta o aeroplano no ar, actua de baixo para cima e opõe-se a força da gravidade ou peso. Na sua deslocação no meio atmosferico a asa funciona como um plano inclinado e a diferença de pressões entre as suas superficies e responsavel pela sustentação do avião. A sustentaão da asa de um avião, pode ser aumentada pelo ângulo de ataque, pela forma de perfil, pela velocidade do ar, pelo tamanho da asa ou pela densidade do ar.
PESO OU GRAVIDADE: É a força de gravidade que actua sobre o aeroplano.
A TRACÇÃO: É a força que reboca o avião para a frente é o que se opõe à resistência ao avanço. Esta força é conseguida através de uma hélice, reactor, etc.
RESISTÊNCIA AO AVANÇO: resistência do ar a progressão do movimento do aeroplano. Opõem-se a tracção. Os príncipios cientificos desenvolvidos por Sir Issac Newton e Daniel Bernoulli explicam como isso é possivel. " A toda a acção se opões uma reacção igual e de sentido contrário" Terceira lei do movimento. Ou seja quanto maior for a resistência ao avanço, mais tem de se esforçar o motor para a ultrapassar.
Estas são as principais forças que asseguram que um avião voe, contudo existem mais factores que permitem aos aviões realizarem voos estáveis.
Fonte: Noções de aerodinamica II